Atendimento (67) 3345-0333

A IMPORTÂNCIA DO NOSSO Ir∴ TIRADENTES PARA A HISTÓRIA DO BRASIL E PARA A MAÇONARIA
21/04/2023

Hoje é feriado. Dia da Inconfidência Mineira. Data que cultuamos os feitos de um valoroso irmão: Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Nessa mesma data, há 231 anos, ele foi enforcado e se tornou mártir e herói nacional.

Conhecido como Tiradentes, por conta da sua profissão de dentista, era o mais humilde de todos os inconfidentes e devotadíssimo a causa, não contava com dinheiro ou "padrinhos" para comprar pena mais branda.  Ele foi o único dos réus a sofrer execução. Morreu na forca no dia 21 de abril de 1792, tendo em seguida o corpo esquartejado. A sentença constava ainda que suas terras fossem salgadas e seus descendentes excomungados.

Com o fim da “DEVASSA” terminou a Conjuração ou Inconfidência mineira, o primeiro movimento organizado para emancipação do Brasil com a instituição da República e com a participação ativa da Maçonaria. 

Os dois soldados que ficaram na guarda da cabeça de Tiradentes, eram maçons e sob orientação de Aleijadinho, tiraram a cabeça da corrente que  a prendia, levando-a para o Alto da Cruz. Lá deram à cabeça uma cerimônia fúnebre, puseram-na  em uma urna funerária e depois de coberto  por terra colocaram-na sob um altar maçônico.

Se inglória foi sua carreira nas casernas, gloriosa tornou-se sua condição de líder, de herói e de mártir da Inconfidência Mineira, o mais importante movimento precursor de nossa Independência. Um orgulho para nossa Sublime Ordem.

GLEMS © 2024 - Todos os direitos reservados
Autoatendimento
Grande Loja do Estado de Mato Grosso do Sul
Emitido em 29/03/2024 09:20